Sucesso garantido

DISPUTA
Está caracterizada a “queda de braço” entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Pelotas, em função da fala do vereador Cauê Fuhro Souto (UB), sobre irregularidades na Secretaria de Assistência Social.

RECADO
Na abertura da sessão de ontem, o presidente vereador Cesinha (PSB) solicitou ao secretário, vereador Paulo Coitinho (Cidadania), a retirada de projetos e mensagens da pauta. Todos oriundos do Executivo. Para bom entendedor, significa que nenhum projeto oriundo da Prefeitura será votado até que...

RESTRITO
A sala anexa ao plenário, onde só os vereadores têm acesso, foi a mais frequentada, com um entra e sai constante e feições faciais das mais variadas. A maioria da situação e, por vezes, alguns da oposição, talvez para sentir o clima.

MOTIVO
No ponto principal das conversas, a proposta do vereador Cauê Fuhro Souto para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) tendo por base as denúncias que afirma possuir. O documento está pronto e são necessárias sete assinaturas para sua instalação, sem necessidade de aprovação no plenário.

RUBRICA
Além do proponente, outros dois vereadores assinaram: José Anselmo Rodrigues (PDT) e Rafael Amaral (PP). Este, perto das 11h, retirou o apoio e disse ter acertado com Fuhro Souto a elaboração de um documento com as denúncias.

TÁTICA
Aos vereadores na sala anexa, Fuhro Souto disse estar entrando em contato com a imprensa de Porto Alegre para repassar as informações. Nas análises feitas, a conclusão de que sua forma de atuação será a de “sangrar” o Executivo aos poucos.

TÁTICA II

O objetivo final está claro: a demissão de Tiago Bündchen do comando da Secretaria de Assistência Social. Tiago não tem filiação partidária, mas ocupa o cargo na cota destinada ao Partido Social Democrático (PSD).

IN LOCO
Cauê Fuhro Souto saiu do prédio da Câmara e foi até a sede da Secretaria de Assistência Social. Com o objetivo de receber a relação dos motoristas e seus pontos de trabalho. Deu confusão. A Guarda Municipal e a Brigada Militar foram chamadas e o secretário de Governo, Fábio Machado, também por lá esteve.

PINGA-PINGA
Os vereadores começam a receber algumas informações sobre as denúncias. Com papéis e vídeos apresentados por Fuhro Souto. Processo será em doses espaçadas. Envolveriam o desvio de recursos já constatados, desvio de alimentos e detentores de cargos de confiança que não trabalham.

PROVA
Foi apresentado aos vereadores, que estavam na sala anexa, um vídeo de servidor da Secretaria de Assistência Social, que também trabalha em uma empresa que presta serviços aos Correios. Na gravação está um carro dos Correios na Secretaria, onde, após bater o ponto, o servidor embarca.

ESPERA

Na tribuna, mais uma vez, o líder do governo, vereador Marcos Ferreira, o Marcola (UB), cobrou a apresentação das denúncias para que o governo possa agir. Falou em omissão e prevaricação. Entende também que a Polícia Federal deveria atuar, pois, se confirmadas as denúncias, há desvio de recursos federais.

ESPERA II
Em linha de pensamento semelhante, o vereador Michel Promove (PP) afirma que quando as denúncias chegarem, os vereadores farão o seu trabalho. Para ele, não cabe colocar nos “ombros da Casa” a culpa, apontando que a responsabilidade é de quem acusa. Promove afirmou ter confiança na prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e que, por, ela, colocaria a mão no fogo.

ENTENDA

​Cabanha Recalada obtém, na 97ª Expofeira da Associação Rural de Pelotas, o valor mais alto na comercialização de reprodutor macho. O touro 404 Milei (foto), da raça Angus, foi vendido por R$ 60 mil para a Central de Inseminação Zebu Fértil de Campo Grande, o que qualifica o plantel da cabanha sediada em Capão do Leão. A Central comercializa sêmem para outros criadores no Brasil central e Paraguai.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Obra

Próximo

Protocolo

Deixe seu comentário